domingo, 27 de novembro de 2011

# Angola geográfica e economicamente

A Angola é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Localizada numa zona tropical, a República de Angola possui os verões quentes e secos e os invernos temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro.
A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo, com jazidas localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima, que classifica o país como o segundo maior produtor da África Subsariana. As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e tabaco. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento e madeira. 
Um problema estrutural sério da economia angolana é a desigualdade muito marcada entre as diferentes regiões. O dado mais eloquente é a concentração de cerca de um terço da atividade económica em Luanda e na província contígua do Bengo, enquanto em várias áreas do interior se verificam até processos de regressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário